Infrações de Trânsito

Imprimir
E-mail

Categoria: Direção defensiva

 

Os condutores de veículos e de motocicletas além do dever moral, tem o dever legal de conhecer as leis, as regulamentações e cumpri-las.

Quando falamos em infrações de trânsito o que nos vem de imediato em nossa imaginação é multa (dinheiro), mas é bom lembrar que além delas ainda vem o comparecimento à justiça e outras sanções legais.

Lembre-se que o Código de Trânsito Brasileiro em seus artigos para algumas infrações permite a recolha e apreensão da C.N.H, o que para muitos condutores significa o desemprego.

Grandes proporções dos acidentes de trânsito ocorrem devido ao descaso a normas e regulamentos.

 

RESPONSABILIDADE DOS CONDUTORES E PROPRIETÁRIOS

Ao CONDUTOR caberá a responsabilidade pelas infrações decorrentes de atos praticados na direção do veículo.

Ao PROPRIETÁRIO caberá sempre a responsabilidade pela infração referente à prévia regularização e preenchimento das formalidades e condições exigidas para o trânsito de veículo na via terrestre, conservação e inalterabilidade de suas características, componentes, agregados, habilitação legal e compatível de seus condutores, quando esta for exigida, e outras disposições que deva observar.

Transitar com o veículo em mau estado de conservação e segurança resulta em multas, sendo que o proprietário do veículo é o responsável pela conservação e manutenção a fim de evitar acidentes.

►SE O INFRATOR NAO FOR IDENTIFICADO - Não sendo imediata a identificação do infrator, o proprietário do veículo terá quinze dias de prazo, após a notificação da autuação para apresentá-lo, na forma que dispuser o CONTRAN, ao fim do qual, não o fazendo, será considerado responsável pela infração.

►SE O VEÍCULO PERTENCE A EMPRESA - Se o veículo pertence a pessoa jurídica, será lavrada nova multa ao proprietário do veículo, no valor original multiplicado pelo número de infrações iguais cometidas no período de 12 meses.

ABUSAR DO VEÍCULO

O abuso do veículo e da motocicleta ocorre quando os condutores excedem todos os limites vitais do mesmo, isto é, excedem as velocidades estabelecidas, usam freios e embreagem para paradas e arrancadas bruscas. Respeitar os limites do veículo e da motocicleta significa mais economia e com certeza, maior durabilidade dos mesmos.

OS ATRASOS

Sempre que saimos com o veículo para compromissos, saimos com um tempo determinado para chegar, mas nunca calculamos com os imprevistos como por exemplo um pneu furado, chuva, congestionamento e outros. Então saia antes reservando um tempo, pois para estes imprevistos que poderão lhe custar caro.

Para que a circulação em lugares desconhecidos seja facilitada, devemos estudar o mapa da cidade ou rodoviário antecipadamente, planejando o trajeto a ser percorrido.

A FALTA DE CORTESIA

No momento em que conduzimos nossos veículos podemos com certeza fazer amigos ou inimigos, depende apenas de nossas atitudes, pois se fecharmos cruzamentos impedindo a passagem de vários veículos, se fizermos uma ultrapassagem em local proibido jogando vários veículos para fora de seus sentidos ou então quem sabe dar uma buzinada próximo a um ponto de ônibus com várias pessoas, com certeza ganharemos vários inimigos.

Como na maior parte do tempo que dirigimos estamos pertos de nossa residência, é na própria vizinhança que devemos fazer amigos e clientes já que vivemos em grupos dependendo muitas vezes uns dos outros.

Se o condutor, por qualquer motivo, estiver com muita raiva, ele deve manter-se tranqüilo e redobrar a atenção no trânsito.

ACIDENTES DE TRÂNSITO

Em acidentes de trânsito toda a preocupação dos condutores, é só para saberem quem está errado, quando o correto era estarem preocupados no que deixaram de fazer para evitá-lo.

Um dos maiores causadores de acidentes de trânsito nos dias de hoje é a imprudência dos condutores que excedem as velocidades estabelecidas para as vias, desrespeitam todos os tipos de regras e sinais de trânsito, ultrapassam em locais sem visibilidade e proibidos, dirigem sob a influência de álcool e entorpecentes e até mesmo pela falta de atenção, provocando acidentes que muitas vezes se resultam em graves lesões e até mesmo em mortes.

Para um comportamento seguro os condutores devem possuir características que são a prudência e habilidade no volante.



Newsletter

Nome:
Email:
Lista:
Autoescola Capra

Mais Pesquisados

Travessia das Balsas

DERSA