Condições Adversas da via

Imprimir
E-mail

Categoria: Direção defensiva

 

DIRIGINDO EM ESTRADAS OU RODOVIAS

Antes de iniciarmos um percurso devemos procurar informações sobre as condições das vias que vamos usar, para planejarmos melhor nosso itinerário, assim como o tempo de que vamos precisar para chegarmos ao destino desejado.

Verifique as condições da via enquanto dirige.

Características como sinuosidade, superfície (pavimento) e condições do acostamento, etc., devem ser levadas em consideração para se estabelecer a velocidade e a maneira de se dirigir.

O fato de se conhecer o caminho onde está dirigindo não representa nenhuma garantia, dados estatísticos comprovam que a maioria dos acidentes ocorrem dentro de um raio de 20 Km do domicílio ou residência do condutor, pois neste local fica mais vulnerável.

O motorista e principalmente o motociclista deve tomar cuidado com areia, óleo, água e buracos na pista, pois prejudicam o controle da motocicleta, nessas condições o controle de velocidade e a atenção são indispensáveis para evitar situações desagradáveis.

■ Importante: A velocidade máxima de cada via somente deve ser usada em condições ideais de tráfego, diante das condições adversas deve-se reduzir a velocidade, para que se possa efetuar manobras, como por exemplo, uma ultrapassagem sem risco.

Os veículos pesados poderão transitar nas vias somente com carga até o peso permitido.

São muitas as condições adversas das vias de trânsito e listamos algumas para que você tenha idéia dos problemas que poderá enfrentar:

•Curvas •Aclives e Declives • Largura da Pista «Acostamento «Buracos

• Desvios (Obras) • Tipo do Pavimento • Desníveis

Verifique se os equipamentos obrigatórios para tais situações estão em perfeitas condições de uso, assim como o seu bom funcionamento.

CICLOFAIXA OU CICLOVIA

Parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de bicicletas, delimitada por sinalização específica.

► É proibido a circulação de bicicletas nas calçadas.

Quando não houver local apropriado o ciclista deve utilizar o bordo direito da pista, na mesma mão dos demais veículos.

Art. 214 CTB - Deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado que se encontre na faixa a ele destinada ou que não tenha concluído a travessia, mesmo que ocorra sinal verde para o veículo ou a portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes:

Infração - gravíssima; Penalidade - multa de R$ 191,54.

CRUZAMENTOS ENTRE VIAS

De todas as situações de trânsito, os cruzamentos são as mais delicadas, pois testam sua habilidade de motorista até os limites, incluindo todas as condições simultaneamente.

A área de cruzamento geralmente apresenta uma visibilidade reduzida; muitas vezes o condutor só consegue ver as pessoas e os veículos que cruzam a via quando já está muito perto deles.

A presença de equipamentos como "orelhões", postes, lixeiras, bancas de jornal, barracas de camelô e até mesmo cavaletes com propagandas, junto às esquinas, reduzem ainda mais a percepção dos movimentos de pessoas e veículos.

Ao se aproximar de um cruzamento, independentemente de existir algum tipo de sinalização, o condutor deve redobrar a atenção e reduzir a velocidade do veículo e tomar as seguintes providências:

•Se houver a placa "PARE" no seu sentido de direção, você deve parar, observar se é possível atravessar e, só aí, movimentar o veículo;

•Se não houver sinalização, a preferência de passagem é do veículo que se aproxima do cruzamento pela direita;

•Numa rotatória, a preferência de passagem é do veículo que já estiver circulando por ela;

•Havendo sinalização por semáforo, só faça a transposição com a luz verde acesa.

O semáforo é uma sinalização luminosa que controla o deslocamento dos veículos e pedestres.

•Sob a luz amarela você deverá reduzir a marcha e parar. Só deverá fazer a travessia se já estiver no cruzamento ou se esta condição for a mais segura para impedir que o veículo que vem atrás colida com o seu.

•Nos cruzamentos com semáforos, o condutor deve observar apenas o foco de luz que controla o tráfego da via em que está e aguardar o sinal verde antes de movimentar seu veículo, mesmo que outros veículos, ao seu lado, se movimentem.

Art. 208 CTB - Avançar o sinal vermelho do semáforo ou de parada obrigatória: Infração - gravíssima; Penalidade - multa de R$ 191,54.

Newsletter

Nome:
Email:
Lista:
Autoescola Capra

Mais Pesquisados

Travessia das Balsas

DERSA