Condições Adversar do trânsito

Imprimir
E-mail

Categoria: Direção defensiva

 

NAS VIAS URBANAS

O trânsito é mais intenso e mais lento, quando ocorre o maior número de veículos, mas existe uma sinalização específica para controle do tráfego com segurança.

Existem diversas condições que podem interferir na forma de dirigir dos condutores como: congestionamento ou trânsito normal, velocidade baixa ou alta, carroças ou bicicletas, festas populares que tem grande movimentação de pessoas.

Os horários de pico geralmente oferecem os maiores problemas para os motoristas, de manhã, no fim da tarde e durante os intervalos tradicionais para alimentação, o trânsito tende a ficar mais congestionado, todos se deslocam, indo ou vindo.

Em determinadas épocas do ano como carnaval, natal, períodos de férias escolares e feriados, a tendência a congestionamentos é compreensivelmente maior.

Nestas condições tome as seguintes providências:

•    Não buzine, isso não vai melhorar o fluxo;

•    Dê passagem para outro veículo quando solicitado, isso evita conflitos;

Mantenha uma distância segura entre o seu veículo e o que segue a sua frente;

•    Procure sair mais cedo;

•    Planeje caminhos alternativos;

•    Use e abuse da CORTESIA;

•Aguarde pacientemente os carros se movimentarem.

► Obs.: O motociclista não deve transitar lado a lado com outro veículo, pois esta prática é extremamente perigosa. Ande sempre pelo lado direito da via, mantendo como distância do veículo da frente o mesmo espaço ocupado por um automóvel e principalmente, não "costure o trânsito", pois este hábito a qualquer momento lhe custará a vida.

NAS RODOVIAS (VIAS RURAIS PAVIMENTADAS)

As velocidades são maiores mas o número de veículos geralmente é menor, o que predispõe o condutor a exceder a velocidade permitida, aumentando também o risco de acidentes, além de cometer infrações de trânsito.

Quando for realizar uma parada de emergência o condutor deve, sinalizar com o pisca-alerta e o triângulo e retirar o veículo do fluxo de trânsito.

NAS ESTRADAS (VIAS RURAIS NÃO PAVIMENTADAS) •

Alguns dizem que conduzir nas vias rurais é melhor e mais fácil que conduzir nas cidades, por não ter um trânsito contínuo de veículos, pedestres e sinalização necessária para coordenar o trânsito, mas mesmo que a via não seja pavimentada e sinalizada, a regra de circulação deve ser obedecida.

Em certos locais, as condições de trânsito mudam devido à presença de tratores, carroças, animais, ônibus de excursão, caminhões de transporte, etc., tornando o trânsito mais lento e mais perigoso, exigindo uma atenção redobrada do condutor.

Verifique as reais condições do seu veículo, abasteça-o de combustível suficiente para o percurso tendo em vista que dificilmente você encontrará postos de serviços ou postos de apoio em estradas.

► Obs.: O condutor deve ter a atenção redobrada e velocidade controlada em vias rurais não pavimentadas devido aos "areiões" que podem desestabilizar ç veículo provocando acidentes.

Newsletter

Nome:
Email:
Lista:
Autoescola Capra

Mais Pesquisados

Travessia das Balsas

DERSA