Condições Adversas de passageiros

Imprimir
E-mail

Categoria: Direção defensiva

 

O comportamento dos passageiros é uma condição adversa para o condutor, suas atitudes e ações podem levar a um acidente ou incidente.

•O cuidado com as crianças é indispensável, é necessário sempre um acompanhante para cuidar ou dar devida atenção a elas orientando as a não colocarem partes do corpo para fora do veiculo, usar o cinto de segurança e não abandonar objetos na via.

•Crianças menores de 10 anos devem acupar o assento traseiro do automóvel, em assentos apropriados para cada faixa etária. É obrigatório o uso do cinto de segurança em todas as vias de trânsito terrestre do território nacional. Em motocicleta é proibido o transporte de menores de 7 anos.

•Deve-se observar limite de passageiros ou carga suportado pelo veículo; excesso ou carga mal acomodada no veículo pode desviar a atenção provocando acidentes.

•Passageiros com estado emocional alterado, alcoolizados, barulhos, brigas ou pessoas que passem mal durante o percurso podem favorecer o acontecimento de um acidente ou incidente.

O comportamento do passageiro também é uma condição adversa para o motociclista.

A utilização de equipamentos e vestuário adequados, e a adoção de uma postura correta na pilotagem não se aplicam somente ao piloto. O passageiro ou garupa também deve permanecer atento a uma série de detalhes para a sua segurança e o bom desempenho do veículo. As primeiras medidas devem ser tomadas antes mesmo de a motocicleta entrarem movimento.

•No caso de um passageiro inexperiente, é importante que o piloto reserve alguns minutos para destacar as peculiaridades da condução de uma motocicleta, o que poderá evitar possíveis reações bruscas durante a pilotagem.

•Ao trafegar, é importante que o garupa ajuste os pés nas pedaleiras traseiras assim que subir no veículo e mantenha-se o mais próximo possível do condutor, com as duas pernas fixas firmemente no banco.

•Para manter a estabilidade do veículo durante a pilotagem, o passageiro tem de permanecer com seu ângulo de visão ao lado da cabeça do piloto, de forma que possa se antecipar às manobras e acompanhar os principais movimentos inclusive as inclinações necessárias durante as curvas

•Na frenagem da motocicleta, quando o corpo do garupa é projetado para frente, é necessário que ele pressione as pernas no quadril do piloto, para que este não sofra a transferência de peso e perca o equilíbrio.

•Quando a motocicleta parar, o passageiro deve manter os pés nas pedaleiras traseiras avisando o piloto de que já está pronto para saltar. O passageiro deve descer primeiro, sempre pelo lado esquerdo da moto.

Newsletter

Nome:
Email:
Lista:
Autoescola Capra

Mais Pesquisados

Travessia das Balsas

DERSA