Comportamento seguro no trânsito

Imprimir
E-mail

Categoria: Direção defensiva

 

»Mantenha distância - Quando as condições de tráfego forem desfavoráveis, aumente a distância do veículo à sua frente.

Lembre-se que com chuva as vias ficam escorregadias e esta distância deve ser maior que em condições normais.

•Comece a parar antes - Tão logo veja a luz do freio do veículo a sua frente, apoie o seu pé no pedal do freio. Lembre-se que o outro motorista já freou, enquanto você ainda está pisando no acelerador.

•Distância correta - É aquela que se sentir seguro e com total domínio sob seu veículo sem atingir em caso de frenagem o da frente, mesmo em situações de emergência ou de parada brusca.

•Esteja atento - Fique alerta, mantendo uma distância de segurança do veículo à sua frente e observe os sinais como de luz de freio, seta, pisca alerta, braços, etc., pois eles indicam qual a manobra que o veículo da frente vai fazer.

•Controle a situação - Antecipe os acontecimentos, olhando adiante do motorista à sua frente prevenindo situações que possam levá-lo a parar de repente. Observe também a distância do veículo de trás e ao seu lado para poder tomar uma decisão mais adequada numa situação de emergência.

Como você já observou existem vários tipos de colisão, mas na maioria das vezes elas acontecem porque o motorista não consegue desviar ou parar o seu veículo a tempo.

•Como parar - Para ser um motorista defensivo você deve conhecer os tipos de paradas de veículo, tempo e distância para cada uma delas.
Distância
Distância de freagem 6,40 m
Distância de reaçao
14,73 Distância de parada
».Distância de Seguimento (D.S.) - É aquela que você deve manter entre o seu veículo e o que vai à frente, de forma que você possa parar, mesmo numa emergência, sem colidir com a traseira do outro.

»Distância de Parada (D.P.) - É aquela que o veículo percorre desde o momento em que você vê o perigo e decide parar até a parada total do veículo, ficando a uma distância segura do outro veículo, (pedestre) ou qualquer objeto na via.

 

► Distância de Frenagem (D.F.) - É aquela que o veículo percorre depois de você pisar no freio até o momento total da parada.

►Distância de Reação (D.R.) - É aquela que o veículo percorre desde o momento que você vê a situação de perigo, até o momento em que pisa no freio.

É bom lembrar que a distância de reação mais a distância de frenagem é o que vai resultar na distância de parada.

Para você saber se está a uma distância segura dos outros veículos, vai depender do tempo, sol ou chuva, da velocidade, das condições da via, dos pneus e do freio do carro, da visibilidade e da sua capacidade de reagir rapidamente.

Existem tabelas e fórmulas para você calcular esta distância, principalmente nas rodovias, mas como elas variam muito, e dependem além do tipo e peso do veículo, de outros fatores que também variam muito, o melhor é manter-se o mais distante possível (dentro do bom senso), para garantira sua segurança.

Porém, para manter uma distância segura entre os veículos nas rodovias, sem a utilização de cálculos, fórmulas ou tabelas, vamos lhe ensinar a usar o ponto de referência fixo.
Observe a estrada à sua frente e escolha um ponto fixo de referência (à margem) como uma árvore, placa, poste, casa, etc.

Quando o veículo que está à sua frente passar por este ponto, começe a contar pausadamente: cinquenta e um, cinquenta e dois. (mais ou menos dois segundos).

Se o seu veículo passar pelo ponto de referência após você ter falado as seis palavras, significa que a sua distância é segura, em condições normais de trânsito.

Se você passar pelo ponto de referência antes de contar (cinquenta e um e cinquenta e dois), deve aumentar a distância, diminuindo a velocidade, para ficar em segurança.

Este procedimento ajuda você a manter-se distante o suficiente dos outros veículos em trânsito, possibilitando fazer manobras de emergência ou paradas bruscas necessárias, sem o perigo de uma colisão.

Esta contagem só é válida para veículos pequenos (até 6 metros) e na velocidade de 80 e 90 Km e em condições normais de veículo, tempo, estrada.

Newsletter

Nome:
Email:
Lista:
Autoescola Capra

Mais Pesquisados

Travessia das Balsas

DERSA