Imprimir
E-mail

Categoria: Legislação de trânsito

 

manobraO condutor que queira executar uma manobra deverá certificar-se de que pode executá-la sem perigo para os demais usuários da via que o seguem, precedem ou vão cruzar com ele, considerando sua posição, sua direção e sua velocidade. Antes de iniciar qualquer manobra que implique em um deslocamento lateral, o condutor deverá sinalizar com antecedência, de forma clara por meio da luz indicadora de direção, ou fazendo gesto convencional de braço.

►    Retorno nas vias com acostamento

Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento à direita para cruzar a pista de rolamento com segurança e nesta se for prosseguir, deve parar novamente no acostamento para adentrá-la.

►    Retorno nas vias urbanas

A operação de retorno nas vias urbanas deverá ser feita nos locais para isto determinados, por meio de sinalização, por existência de locais apropriados, ou em outros locais que ofereçam condições de segurança e fluidez, observada as características da via, do veículo, das condições meteorológicas e da movimentação de pedestres e ciclistas.

Deslocamento lateral é a transposição de faixas, conversões à direita, à esquerda ou retornos.

Newsletter

Nome:
Email:
Lista:
Autoescola Capra

Mais Pesquisados

Travessia das Balsas

DERSA