Imprimir
E-mail

Categoria: Legislação de trânsito

 

A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, obedecida a sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda.

Todo condutor deverá antes de efetuar uma ultrapassagem, certificar-se, de que:

1     Nenhum condutor que venha atrás haja começado uma manobra para ultrapassá-lo.

2    Quem o precede na mesma faixa de trânsito não haja indicado o propósito de ultrapassar um terceiro.

3    A faixa de trânsito que vai tomar esteja livre numa extensão suficiente para que sua manobra não ponha em perigo ou obstrua o trânsito que venha em sentido contrário.

Todo condutor ao efetuar a ultrapassagem deverá:

1    Indicar com antecedência a manobra pretendida, acionando a luz indicadora de direção do veículo ou através de gesto convencional de braço.

2    Afastar-se do usuário ou usuários aos quais ultrapassa de tal forma que deixe livre uma distância lateral de segurança.

3    Retomar, após a efetivação da manobra, a faixa de trânsito de origem, acionando a luz indicadora de direção do veículo ou fazendo gesto convencional de braço, adotando os cuidados necessários para não pôr em perigo ou obstruir o trânsito dos veículos que ultrapassou.

Todo condutor, ao perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo deverá:

1    Se estiver circulando pela faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerara marcha.

2    Se estiver circulando pelas demais faixas, manter-se naquela na qual está circulando, sem acelerara marcha.

ultra4

3    Os veículos mais lentos, quando em fila, deverão manter distância suficiente entre si para permitir que veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança.

4.   O condutor que tenha o propósito de ultrapassar um veículo de transporte coletivo que esteja parado, efetuando e

mbarque ou desembarque d

e passageiros, deverá reduzir a velocidade, dirigindo com atenção redobrada ou parar o veículo com vistas à segurança dos pedestres.

5.   O condutor não poderá ultrapassar veículos em vias com duplo sentido de direção e pista única, nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade suficiente, nas passagens de nível, nas pontes e viadutos e nas travessias de pedestres, exceto quando houver sinalização permitindo a ultrapassagem.

Newsletter

Nome:
Email:
Lista:
Autoescola Capra

Mais Pesquisados

Travessia das Balsas

DERSA